Dormir bem faz toda a diferença para a boa saúde do coração

Uma pesquisa feita pela Universidade de Saúde Pública da Columbia, nos Estados Unidos, indica que o mau sono está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. O estudo comprovou que uma boa noite de sono é essencial para a boa saúde do coração, sendo tão importante quanto a prática de atividade física. 

 

Os cientistas verificaram o sono de 2 mil adultos de 50 anos ou mais. Para isso, os participantes responderam a uma pesquisa detalhada sobre o sono e se submeteram ao uso de um dispositivo para medir o sono por 7 dias. Hábitos de sono ruim foram identificados entre todos: cerca de 65% dos participantes dormiam menos de 7 horas por noite e 30% dormiam menos de 6 horas. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda a duração de sete até nove horas de sono por noite para um adulto. 

 

O estudo também evidenciou que as pessoas que dormiam menos de 7 horas por noite apresentavam maior probabilidade de ter baixa eficiência do sono, padrões irregulares, sonolência diurna em excesso e apneia do sono. Mais de um terço dos participantes relatou sintomas de insônia e quase metade apresentou apneia do sono de moderada a grave.

 

Os participantes que sinalizaram reservar menos de 7 horas de sono por noite também mostraram maior prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como obesidade, pressão alta e diabetes tipo 2. Adotar hábitos saudáveis é essencial para prevenir esses problemas: dormir bem está entre os principais.

 

Fonte: Jornal O Globo

Agende seu exame na pneumosono.
A melhor infraestrutura para você!

Fale Conosco